terça-feira, 18 de junho de 2013

Moço da livraria


O dia não havia começado bem ,parecia um daqueles dias em que é melhor não levantar da cama .O dia amanheceu sem sol,e os meus olhos sem luz .O frio das ruas não parecia nada atraente ,mas eu precisava sair ..A vida me esperava !
 Por algum milagre eu não estava atrasada ,dessa vez não teve correria .Não teve ônibus atrasado,não teve trânsito engarrafada ,foi só sair de casa para o sol ameaçar a “dar as caras”. Cheguei ao meu destino com algumas horas de antecedência e resolvi andar livre pelas ruas da cidade.Sempre gostei de andar  sem rumo,sentir o vento nos cabelos,prestar atenção no movimento da cidade .Isso me dá uma sensação de liberdade incrível.Andando sem domínio algum ,estava indo onde meus instintos me levavam ,eu estava indo...Tão pequena diante a grandeza dos lugares ,prédios enormes ,pessoas apressadas.Sons se misturavam ,sorrisos e choros no mesmo lugar ,pessoas de vestimenta internacional e outras trajando roupas –se é que se pode chamar assim –, parecidas com panos de chão .Saí da confusão e entrei em uma ruazinha ,nela encontrei uma livraria e não era qualquer uma .O clima lá era diferente ,a decoração era antiga ,tive a sensação de estar em um estabelecimento do século XV .O lugar era aconchegante.Fui andando olhando as prateleiras, minutos depois fui surpreendida com alguém me perguntando:- Posso ajudar ?
Em outras ocasiões eu acharia aquilo  inconveniente.Eu ali em êxtase diante de tantos livros ,e alguém atrapalhando minha viagem ! Não ,dessa vez não foi o que pensei.
- Estou só olhando ,admirando ..- respondi com um sorriso  e perguntei :– Onde ficam os livros da Clarice Lispector  ?
- Ali ! – ele aponta e gentilmente se oferece para guardar minha bolsa .
Peguei alguns livros para ler a sinopse ,já sabia a maioria pois Clarice é minha escritora preferida .Queria mesmo é passar um tempo até o horário do compromisso ,e encontrei ali um lugar mágico .Meus olhos não paravam ,a música ambiente me dava a sensação de que eu estava onde deveria estar ,aquilo não era por acaso.

- Você acredita que estou 2 horas adiantada ?-disparei para o tal moço gentil .
- Nossa ! Pelo menos você não vai chegar atrasada .Fique a vontade se precisar estou aqui. O moço atencioso precisava atender os outros clientes .
 Fiquei encantada com tantas prateleiras e de repente já não havia ninguém procurando livros .Só restou a menina adiantada ,esta  que queria encontrar algo e  não sabia o que era .
Falar sempre foi tão natural para mim,mas,diante daquele olhar me sentir revirada por dentro,sentia que não ficaria nenhum segredo guardado dentro de mim .O moço além de gentil era boa companhia ,sua presença só completava o sentimento bom que o lugar despertou ..Livros ,boa música ,e boa companhia .Era tudo o que eu precisava ,a vida estava sendo tão difícil e alguém viu em meus olhos a luz cujo os problemas havia quase apagado .
- Você se esforça muito ,não é?
- Sim,como sabe ?- espantada perguntei,
- Eu sei !
- É ,eu sou mãe de dois filhos e a vida não anda colaborando muito – com um tom desanimado respondi.
- Fica calma ,a vida é assim mesmo.Só não pode desistir.
Com os olhos cheios de lágrimas contidas  e engolidas eu respondi : - Não vou !
- Ei !- Com a mão no meu queixo ,num gesto delicado levantou minha cabeça – Vai dar tudo certo ! Acredita ,confia em Deus !
 Ironia é você entrar para ler e acabar sendo lida .Eu pensei que iria descobrir um novo mundo ao abrir um livro ,mas a magia aconteceu bem do lado de fora .Como num passe de mágica todo a positividade dos pensamentos  dele vieram parar nos meus .E nessa história não havia o clichê  “felizes para sempre” ,só havia o inicio sem nenhuma certeza de um meio.





Um comentário:

E aí,o que achou?